Problemas financeiros

Prefeitura pede adiamento de fechamento de leitos

Ofício foi enviado aos hospitais filantrópicos após prefeitos da região levarem a demanda ao governo federal

Foto: Italo Santos - DP - Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) encaminhou ofício aos quatro hospitais filantrópicos de Pelotas pedindo a espera

A crise financeira enfrentada pelos hospitais pelotenses continua se desdobrando. Na última sexta-feira, após agenda na capital gaúcha em busca de recursos estaduais e federais para evitar o colapso da saúde na Zona Sul, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) encaminhou ofício aos quatro hospitais filantrópicos de Pelotas pedindo a espera por uma resposta do Estado e da União. A medida busca evitar o fechamento de leitos hospitalares.

Nas últimas semanas, Santa Casa, Beneficência Portuguesa, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e Hospital Espírita vêm expondo a situação financeira delicada que vivem e ameaçam o fechamento de mais de 60 leitos clínicos e de tratamento intensivo como forma de minimizar os efeitos da crise. Somados, os hospitais têm déficit mensal de mais de R$3 milhões. A primeira etapa de interrupção de serviços estava prevista para esta semana.

Diante da situação, desde a reunião emergencial realizada na Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) no último dia 17 para tratar o tema, prefeitos da região vêm se mobilizando para evitar o fechamento. Em Porto Alegre, nos últimos dias, o problema já foi levado ao vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e também ao ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Ao DP, a Prefeitura também informou que, junto a Azonasul, foram encaminhados pedidos de audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que estará em território gaúcho no próximo dia 30. "Enviamos um ofício aos hospitais solicitando que não fechassem os leitos até o retorno do governo federal. As direções iriam se reunir hoje [ontem] e acredito que não haveria fechamento", afirmou Paula.

A reportagem entrou em contato com os hospitais, que confirmaram a realização da reunião nesta segunda-feira. O fechamento de leitos, no entanto, não foi confirmado nem descartado. A expectativa é que, nos próximos dias, as instituições divulguem uma decisão oficial conjunta em resposta ao pedido da Prefeitura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas recebe recursos para cultura e esporte Anterior

Pelotas recebe recursos para cultura e esporte

Ajustes dos preços dos combustíveis nas refinarias já são visíveis nas bombas Próximo

Ajustes dos preços dos combustíveis nas refinarias já são visíveis nas bombas

Deixe seu comentário